Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]
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Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]
Video de testes, de um jogo de plataforma no Rpg maker (feito por MayLeone):
Criando seu jogo de plataforma p1(Recursos e Introdução)
Há um certo tempo atrás, eu comecei a desenvolver um jogo estilo plataforma no Rpg Maker, jogo cujo nome era Jurassic Age.
Durante todo esse tempo em que estudei maneiras de criar um jogo perfeito desse estilo, eu consegui aprender bastante coisas nesse tipo de criação de jogo.
Com o cancelamento temporário do projeto citado em questão, eu decidi criar este tópico aqui na MRM, ensinando tudo o que eu aprendi sobre a criação de jogos de plataforma no RM, e é com muita paciência, dedicação e carinho, que eu irei explicar para vocês, como criar um jogo que simula perfeitamente um jogo de plataforma nessa engine.
Eu estava postando o conteúdo primeiramente meu blogger sobre RM: http://rmxpbdl.blogspot.com/2011/07/como-criar-um-jogo-de-plataforma-parte.html
Mas, decidi postar por aqui também, para que mais pessoas possam visualizar os tutorias, e conhecer outros meios de criar novos estilos de jogos.
Sim, esse print acima foi tirado de um jogo do gênero plataforma, no Rpg Maker, criado por mim.
E você também poderá fazer um desses.
Hoje irei ensinar como!
Informações:
Tutorial e sprites criados por MayLeone.
O tutorial será feito no Rpg Maker XP.
Você precisa conhecer um pouco sobre os jogos de plataforma, ter uma noção sobre sua jogabilidade.
Ter um pequeno conhecimento sobre a engine, suas funções, como aplicar scripts, saber os jargões e etc...
O nível de dificuldade desse tutorial pode variar, pois há vários sistemas/scripts/mapeamentos um tanto fáceis, como também complexos, porém tudo será explicado com detalhes e calma, basta prestar atenção.
Início:
Muitos vão me dizer que existem engines de criadores de jogos como o Indie Game Maker e Game Maker, para criar esse tipo de jogo, eu mesma já consegui fazer algumas coisas neles, mas os mesmos podem parecer um pouco complexos de início, e tudo o que ambos podem fazer, o Rpg Maker também pode, é só saber como, e ter os recursos certos.
Por falar em recursos, vamos falar um pouco deles.
Como todos sabem, a engine RMXP, foi criada para que seus usuários possam criar jogos do gênero RPG.
O personagem pode andar pelo mapa nas quatro direções (esquerda, direita, cima e baixo), e a perspectiva dos mapas são olhados de cima, assim:
(a imagem acima não foi mapeada por mim, ela serviu apenas de exemplo)
E como nos jogos de plataforma, que na maioria das vezes são em 2D (o personagem só anda na horizontal e pula) o Rpg Maker, de início não parece ser uma boa engine para criar esse tipo de jogo, pois o personagem pode se movimentar em todas as direções e o sistema de pulo que vem com ele é uma porcaria (para esse tipo de jogo).
Mas, como existem pessoas que querem ir mais além, vulgo, alguns scripters (em especial Sweet Liar e meu amigo Gab) eles puderam trazer para a humanidade maker, alguns scripts que ajudam o Rpg Maker a simular um jogo de plataforma perfeitamente.
Eu juntei vários scripts que podem criar um jogo de plataforma no RMXP, e trago especialmente para vocês.
Recursos básicos/scripts:
• Script de simulador de plataforma:
• Script com menu de opções (simples):
• Script de Pontos:
• Script de Hud(vidas):
• Script de Pauser:
• Anti-Lag eficaz:
• Script de Plataforma em movimento:
• Script de eventos atravessarem tudo:
• Script de Check-point:
• Script de colisão entre eventos:
Link para download dos scripts citados: (4shared)
Finalização:
Ótimo! agora temos os scripts necessários para criar um bom jogo de plataforma.
Agora seu personagem pula, quando aperta-se a tecla ''S'' (se você não modificou o script,claro) e pausa apertando a tecla D.
Mas esse não é nem a ponta do iceberg. Claro que com os scripts em mãos, tudo se torna mais fácil, mas ainda faltam as imagens, midis, sistemas, sprites, mapas e uns básicos tutoriais criados por mim para facilitar ainda mais a coisa.
Porém, vamos por partes. Podemos ir agora para a parte gráfica do seu jogo, onde tudo começará, iremos mexer no database, criar sprites, e diversas outras coisas...
Segue nosso tutorial na parte 2.
Nos vemos lá.
Qualquer dúvida, com essa parte do tutorial, entre em contato.
- vale a pena abrir:
Criando seu jogo de plataforma p1(Recursos e Introdução)
Há um certo tempo atrás, eu comecei a desenvolver um jogo estilo plataforma no Rpg Maker, jogo cujo nome era Jurassic Age.
Durante todo esse tempo em que estudei maneiras de criar um jogo perfeito desse estilo, eu consegui aprender bastante coisas nesse tipo de criação de jogo.
Com o cancelamento temporário do projeto citado em questão, eu decidi criar este tópico aqui na MRM, ensinando tudo o que eu aprendi sobre a criação de jogos de plataforma no RM, e é com muita paciência, dedicação e carinho, que eu irei explicar para vocês, como criar um jogo que simula perfeitamente um jogo de plataforma nessa engine.
Eu estava postando o conteúdo primeiramente meu blogger sobre RM: http://rmxpbdl.blogspot.com/2011/07/como-criar-um-jogo-de-plataforma-parte.html
Mas, decidi postar por aqui também, para que mais pessoas possam visualizar os tutorias, e conhecer outros meios de criar novos estilos de jogos.
Sim, esse print acima foi tirado de um jogo do gênero plataforma, no Rpg Maker, criado por mim.
E você também poderá fazer um desses.
Hoje irei ensinar como!
Informações:
Tutorial e sprites criados por MayLeone.
O tutorial será feito no Rpg Maker XP.
Você precisa conhecer um pouco sobre os jogos de plataforma, ter uma noção sobre sua jogabilidade.
Ter um pequeno conhecimento sobre a engine, suas funções, como aplicar scripts, saber os jargões e etc...
O nível de dificuldade desse tutorial pode variar, pois há vários sistemas/scripts/mapeamentos um tanto fáceis, como também complexos, porém tudo será explicado com detalhes e calma, basta prestar atenção.
Início:
Muitos vão me dizer que existem engines de criadores de jogos como o Indie Game Maker e Game Maker, para criar esse tipo de jogo, eu mesma já consegui fazer algumas coisas neles, mas os mesmos podem parecer um pouco complexos de início, e tudo o que ambos podem fazer, o Rpg Maker também pode, é só saber como, e ter os recursos certos.
Por falar em recursos, vamos falar um pouco deles.
Como todos sabem, a engine RMXP, foi criada para que seus usuários possam criar jogos do gênero RPG.
O personagem pode andar pelo mapa nas quatro direções (esquerda, direita, cima e baixo), e a perspectiva dos mapas são olhados de cima, assim:
(a imagem acima não foi mapeada por mim, ela serviu apenas de exemplo)
E como nos jogos de plataforma, que na maioria das vezes são em 2D (o personagem só anda na horizontal e pula) o Rpg Maker, de início não parece ser uma boa engine para criar esse tipo de jogo, pois o personagem pode se movimentar em todas as direções e o sistema de pulo que vem com ele é uma porcaria (para esse tipo de jogo).
Mas, como existem pessoas que querem ir mais além, vulgo, alguns scripters (em especial Sweet Liar e meu amigo Gab) eles puderam trazer para a humanidade maker, alguns scripts que ajudam o Rpg Maker a simular um jogo de plataforma perfeitamente.
Eu juntei vários scripts que podem criar um jogo de plataforma no RMXP, e trago especialmente para vocês.
Recursos básicos/scripts:
• Script de simulador de plataforma:
- Spoiler:
- Pulo perfeito, por pixels ( fazendo assim o personagem não parecer que está flutuando na tela, e sim pulando) modificável por você mesmo (como velocidade da queda e altura dos pulos), sistema de gravidade (ex: personagem não está em alguma plataforma, então ele cai até chegar em alguma) e muitas outras funções. Se você não é um scripter experiente recomendo que não altere nada no script. Única coisa que poderá ser alterada será a linha 23 no script, onde você altera a altura do pulo (quanto maior o número menor a altura do pulo. Eu recomendo deixar 2)
A linha vai estar assim: @gravity = 2
Então apague o ''2'' e coloque um número de 1 à 4 que quiser, mas é como eu disse, quanto maior o número menor o salto.
Créditos do script: Sweet Liar por adaptar e Gab por modificar.
• Script com menu de opções (simples):
- Spoiler:
- Com três opções: Aumentar/Abaixar o som das BGM e BGS, e a opção de Full screen. As instruções de como usar corretamente o script encontra-se no mesmo.
Créditos do script: Gab por criar especialmente para mim.
• Script de Pontos:
- Spoiler:
- Na verdade não seriam pontos, na verdade a ideia inicial do script era fazer com que mostrasse no mapa a quantidade de Dinheiro (G) que o personagem possuí, mas como nos jogos de plataforma, na maioria das vezes, temos um contador de pontos (ex: matou um inimigo, então ganha-se 450 pontos e o contador mostra) esse script é perfeito para isso. Então ao invés de chamarmos de dinheiro, chamamos de pontos.
As modificações no script são simples, apenas coloque as coordenadas X e Y da janela que mostra dinheiro pontos (posição da janela), a opacidade da janela (recomendo que deixe 0, fica mais bonito) e a switch que mostra ou esconde essa janela.
Tudo poderá ser modificado da linha 11 à linha 13 no script.
Créditos do script: Madajuv por criar o script.
• Script de Hud(vidas):
- Spoiler:
- Esse script é bem útil para que o personagem tenha sua barra de vidas no mapa.
Você pode fazer as modificações como por exemplo, a imagem que será a vida do seu personagem (pode ser um coração, uma estrela, uma bolinha, o que você quiser...) Contanto que seu nome seja ''HP Bar BH''. (sem aspas)
No script tem todas as informações de como modifica-lo.
Sua vida será representada pelo Hp do seu herói, então se algum inimigo vier te atacar, o inimigo irá tirar uma certa quantia de Hp do personagem (a quantia que você quiser).
Créditos do script: WWEBR por criar e Gab por modificar algumas coisas.
• Script de Pauser:
- Spoiler:
- Como muitos sabem, quase todo jogo tem sua tela de pausa, onde o player aperta determinado botão e uma tela pausando (parando) o jogo aparece.
Não vou entrar em maior detalhes, acho que todos sabem para que uma pauser serve.
Creditos do script: TRCS19 por criar o mesmo e ao Gab por modificar/organizar ele.
• Anti-Lag eficaz:
- Spoiler:
- Bom anti-lag, para que que seu projeto não fique lerdo/travando, em outras palavras com lag.
Não há o que modificar no script, apenas coloque-o acima do main (assim como todos os outros) e pronto.
Creditos: Near Fantastica por criar o anti-lag e Gab por organizar.
• Script de Plataforma em movimento:
- Spoiler:
- Script criado especialmente para mim, pelo Gab, para adaptar-se ao script de plataforma do Sweet Liar.
Esse script faz com que determinado evento (uma plataforma) leve o personagem conforme suas direções.(ex: personagem está em cima desse evento, e o evento esta com a rota para ir da esquerda para direita, então se o player ficar acima da mesma ele será movimentado junto da plataforma para esquerda e direita).
Esse sistema é bem comum nos jogos de plataforma, por isso resolvi pedir para que o Gab o criasse.
Creditos: Gab por criar o script.
• Script de eventos atravessarem tudo:
- Spoiler:
- Script útil e também criado especialmente para mim, para que determinado evento no mapa possa atravessar tiles bloqueados.
Eu sei, era só colocar invisibilidade on no mover evento, mas o script de plataforma do Sweet Liar, bloqueia esse comando, por isso o script.
Creditos: Gab por criar o script.
• Script de Check-point:
- Spoiler:
- O personagem morreu? não se preocupe, o check-point irá te fazer começar o jogo da onde você parou. (outro script criado para mim)
Maiores informações de como usar o script no próprio.
Creditos: Gab por criar.
• Script de colisão entre eventos:
- Spoiler:
- Esse script será bastante útil para um bom jogo de plataforma, ele faz com que uma opção ''ao tocar evento'' possa ser feita com outro evento.
Esse script substitui o cansativo trabalho de ativar certas coisas por coordenadas de variáveis com outros eventos.
Creditos: JoãoNeto por criar e Gab por modificar.
Link para download dos scripts citados: (4shared)
Finalização:
Ótimo! agora temos os scripts necessários para criar um bom jogo de plataforma.
Agora seu personagem pula, quando aperta-se a tecla ''S'' (se você não modificou o script,claro) e pausa apertando a tecla D.
Mas esse não é nem a ponta do iceberg. Claro que com os scripts em mãos, tudo se torna mais fácil, mas ainda faltam as imagens, midis, sistemas, sprites, mapas e uns básicos tutoriais criados por mim para facilitar ainda mais a coisa.
Porém, vamos por partes. Podemos ir agora para a parte gráfica do seu jogo, onde tudo começará, iremos mexer no database, criar sprites, e diversas outras coisas...
Segue nosso tutorial na parte 2.
Nos vemos lá.
Qualquer dúvida, com essa parte do tutorial, entre em contato.
Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]
Muito bom esse tutorial ;D
Nunca tinha visto um desse tipo.
É meio grandin,mas tem um bom resultado xD
+ rep
Foi VOCÊ quem crio o tutorial,ou foi outra pessoa?
Nunca tinha visto um desse tipo.
É meio grandin,mas tem um bom resultado xD
+ rep
Foi VOCÊ quem crio o tutorial,ou foi outra pessoa?
dl_thunder- Moderadores
- Engine :
Mensagens : 47
Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]
Foi a MayLeone,só estou dispondo
Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]
Ata
Um credito pegaria bem...nao acha...
Mesmo assim,bom tutorial :D
Um credito pegaria bem...nao acha...
Mesmo assim,bom tutorial :D
dl_thunder- Moderadores
- Engine :
Mensagens : 47
Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]
Se eu tivesse visto isso a um tempo atras....
Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]
Cara, o mundo maker está a cada dia se superando, sempre quis experimentar fazer um jogo de plataforma, mas agora não sou mais maker... apenas moderador mesmo.
Mas está muito bom pelo tópico esse sistema.
É mesmo: +1 Rep.
Mas está muito bom pelo tópico esse sistema.
É mesmo: +1 Rep.
AllaN- Moderadores
- Engine :
Mensagens : 163
Idade : 28
Localização : Area 51.
Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]
Tbm sou mod,mas maker..aa que preguiça...
Tanto trabalho que nunca terminei um jogo buaa
Prefiro jogar msm heuheu
Tanto trabalho que nunca terminei um jogo buaa
Prefiro jogar msm heuheu
dl_thunder- Moderadores
- Engine :
Mensagens : 47
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