[Tutorial] Basico sobre Variáveis
+8
►KauÊ◄
Khronos
HunterY2
Darkness
VX
$ectumbot$
Atheriws
Ashketum
12 participantes
Galáxia RPG Maker :: Central Galática do RPG Maker
:: Tutoriais e Sistemas por Eventos :: Tutoriais e Sistemas por Eventos :: Tutoriais e Sistemas por Eventos - RPG Maker VX
Página 1 de 1
[Tutorial] Basico sobre Variáveis
Variáveis
o Básico
Índice:
I.Introdução
II.O que são Variáveis e como usa-las.
III.Créditos.
Introdução:
Bom para começar eu criei esse tutorial pois muitas pessoas que migram para o Rpg Maker não se dão bem com as variáveis e nem com as Switchs e acabam pensando que eles são um monstro de 7 cabeças! E nesse tutorial vou ensinar a usar as variáveis, talvez eu crie um tutorial falando sobre Switchs mas não agora pois criar um tutorial e cansatico. Bem chega de papo e vamos lá!
O são Variáveis e como usa-las:
Primeiramente irei explicar o que uma Variável depois ensinar como usar a mesma, Vamos lá!
Uma Variável nada mas é do que, digamos assim um marcador, mas como assim um marcador? Simples, ele basicamente grava um valor que pode ser alterado a qualquer hora, você pode usa-lo para fazer uma quest por exemplo. Vou dar um exemplo bem simples:
Digamos assim, sua mãe lhe pediu para que buscasse 10 pães na padaria, logicamente você vai gravar quantos pães você tem que comprar, certo? agora você deve estar se perguntando o que sua mãe mandar você comprar pão tem a ver com uma variável, então eu lhe digo: Tudo, pois o que a variável faz é basicamente isso. Vamos treinar um pouco?
Abra seu RPG MAKER e crie um novo game, agora se preferir crie um novo mapa e nele crie dois eventos e logo de um nome para eles e escolha um graáfico, no meu caso vão se chamar: Mãe e padeiro. Tudo certo ate aqui, agora abra o evento da mãe e faça o seguinte: Crie dois novas página depois na segunda e na terceira página re-escolha o gráfico da mãe em seguida mude para terceira página, na parte esquerda da janela marque a opção Variável(ou variable se seu RPG MAKER estiver em inglês) em seguida clique nos três pontinhos ira abrir uma nova janela clique no 0001:(geralmente jé vem selecionado) e então la embaixo onde está "Nome:" Digite "pães" (sem aspas) certo agora clique em "ok" agora um puco abaixo do campo aonde clicamos nos três pontinhos terá um campo chamado "Valor" nele você deve colocar a quantidade de pães que você deve comprar, no caso 10.Agora volta para a primeira pagina e de um duplo clique no "<>" ira abri uma nova janela, clique em "Mostrar mensagem" ira abrir outra janela, nela você deve escrever o que o npc(no caso a mãe) ira falar, eu escrevi: "Olá filho, va buscar 10 pãe para mamãe." de "ok" agora clique novamente no "<>" e dessa vez selecione a opção Controle de Switch Local e uma nova janela surgira, só de "ok", agora seu evento deve estar assim:
Agora mude para a segunda página e no painel esquerdo marque a opção Switch Local, agora clique no "<>" e novamente clique em "Mostrar Mensagem" escreva o seguinte: "Ja buscou os pães?" de ok e agora vamos para a terceira pagina! Novamente clique no "<>" e seleione a opção mostrar mensagem, e escreva o seguinte: "Muito obrigada querido da mamãe!", de "ok" clique novamente no "<>" selecione "opção de variável" em operação selecione "-" e em connstante coloque 10, pronto de "ok". Pronto acabos de criar a mãe,antes de continuarmos certifique-se de que as páginas estão assim:
"Switch local" e em fim de "ok".
Pronto terminamos, agora vamos testar! Fale com a mãe, observe que se você tentar falar com ela novamente ele não ira pedir para você ir buscar pão novamente e sim ira perguntar se você já buscou o mesmo, certo, agora fale com o padeiro, ele desapareceu certo? fale com a mãe novamente, observe que ela não ira pergunta se você buscou o pão e sim ira lhe agradecer por buscar o mesmo! E aqui vai uma dica: FUCE ATE NÃO PODER MAIS, porque e fuçando q se aprende xD
Créditos:
A deus
A mim
E a todos os meus amigos
o Básico
Índice:
I.Introdução
II.O que são Variáveis e como usa-las.
III.Créditos.
Introdução:
Bom para começar eu criei esse tutorial pois muitas pessoas que migram para o Rpg Maker não se dão bem com as variáveis e nem com as Switchs e acabam pensando que eles são um monstro de 7 cabeças! E nesse tutorial vou ensinar a usar as variáveis, talvez eu crie um tutorial falando sobre Switchs mas não agora pois criar um tutorial e cansatico. Bem chega de papo e vamos lá!
O são Variáveis e como usa-las:
Primeiramente irei explicar o que uma Variável depois ensinar como usar a mesma, Vamos lá!
Uma Variável nada mas é do que, digamos assim um marcador, mas como assim um marcador? Simples, ele basicamente grava um valor que pode ser alterado a qualquer hora, você pode usa-lo para fazer uma quest por exemplo. Vou dar um exemplo bem simples:
Digamos assim, sua mãe lhe pediu para que buscasse 10 pães na padaria, logicamente você vai gravar quantos pães você tem que comprar, certo? agora você deve estar se perguntando o que sua mãe mandar você comprar pão tem a ver com uma variável, então eu lhe digo: Tudo, pois o que a variável faz é basicamente isso. Vamos treinar um pouco?
Abra seu RPG MAKER e crie um novo game, agora se preferir crie um novo mapa e nele crie dois eventos e logo de um nome para eles e escolha um graáfico, no meu caso vão se chamar: Mãe e padeiro. Tudo certo ate aqui, agora abra o evento da mãe e faça o seguinte: Crie dois novas página depois na segunda e na terceira página re-escolha o gráfico da mãe em seguida mude para terceira página, na parte esquerda da janela marque a opção Variável(ou variable se seu RPG MAKER estiver em inglês) em seguida clique nos três pontinhos ira abrir uma nova janela clique no 0001:(geralmente jé vem selecionado) e então la embaixo onde está "Nome:" Digite "pães" (sem aspas) certo agora clique em "ok" agora um puco abaixo do campo aonde clicamos nos três pontinhos terá um campo chamado "Valor" nele você deve colocar a quantidade de pães que você deve comprar, no caso 10.Agora volta para a primeira pagina e de um duplo clique no "<>" ira abri uma nova janela, clique em "Mostrar mensagem" ira abrir outra janela, nela você deve escrever o que o npc(no caso a mãe) ira falar, eu escrevi: "Olá filho, va buscar 10 pãe para mamãe." de "ok" agora clique novamente no "<>" e dessa vez selecione a opção Controle de Switch Local e uma nova janela surgira, só de "ok", agora seu evento deve estar assim:
- Código:
<>Mensagem:-,-,Noraml,Abaixo
: :Olá filho, va buscar 10 pãe para mamãe
<>Operação de Switch local: A = ON
<>
Agora mude para a segunda página e no painel esquerdo marque a opção Switch Local, agora clique no "<>" e novamente clique em "Mostrar Mensagem" escreva o seguinte: "Ja buscou os pães?" de ok e agora vamos para a terceira pagina! Novamente clique no "<>" e seleione a opção mostrar mensagem, e escreva o seguinte: "Muito obrigada querido da mamãe!", de "ok" clique novamente no "<>" selecione "opção de variável" em operação selecione "-" e em connstante coloque 10, pronto de "ok". Pronto acabos de criar a mãe,antes de continuarmos certifique-se de que as páginas estão assim:
- Código:
1° página:
: :Olá filho, va buscar 10 pãe para mamãe
<>Operação de Switch local: A = ON
<>
2° página:
: :Já buscou o pão?
3° página:
: :Muto Obrigada querido da mamãe!
<>Operação de Variável: [0001:pães] -= 10
<>
"Switch local" e em fim de "ok".
Pronto terminamos, agora vamos testar! Fale com a mãe, observe que se você tentar falar com ela novamente ele não ira pedir para você ir buscar pão novamente e sim ira perguntar se você já buscou o mesmo, certo, agora fale com o padeiro, ele desapareceu certo? fale com a mãe novamente, observe que ela não ira pergunta se você buscou o pão e sim ira lhe agradecer por buscar o mesmo! E aqui vai uma dica: FUCE ATE NÃO PODER MAIS, porque e fuçando q se aprende xD
Créditos:
A deus
A mim
E a todos os meus amigos
Última edição por Ashketum em Sex Jun 10, 2011 1:44 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Arumar ums erros)
Ashketum- Membro
- Engine :
Re: [Tutorial] Basico sobre Variáveis
Que ótimo tutorial cara!!
Muito obrigado por postar, parece que você é bom com eventos!! + Reputação
Espero que continue postando, fique com Deus. :D:
Muito obrigado por postar, parece que você é bom com eventos!! + Reputação
Espero que continue postando, fique com Deus. :D:
Caramba cara, bom tutorial mesmo, bem explicadinho e organizado, parabéns e obrigado por postar!! :>.<:
Bem legal a aula cara!!! eu gostei bastante espero que continue elas, pra ver se aprendo mais e mais de eventos!!!
VX- Membro
- Engine :
obrigado a todos q comentaram e elogiaram o tutu, pois me esforcei muito para fase-lo(fiquei quase duas horas digitando xD) e com esses incentivos fico comovido *_* deu ate vontade de fazer um sobre switchs agora, mas pena q tenho q ir dormir xD, mas pode ter certeza que amanha faço.
Mais uma vez muito obrigado xD
Mais uma vez muito obrigado xD
Ashketum- Membro
- Engine :
Matou a pau carinha, está de parabéns ótimo tutorial mesmo, estou aguardando a de switchs!!! :;):
Cara eu sempre fui ruim com variaveis esse seu tutorial esta basico mas esta otimo para iniciantes, meus parabens!!!
HunterY2- Membro
- Engine :
Variaveis são Praticamente Tudo em um sistema...
é muito bom esse tuto, bem explicativo, vai ajudar muitos iniciantes ^^
parebens'
é muito bom esse tuto, bem explicativo, vai ajudar muitos iniciantes ^^
parebens'
Khronos- Moderadores
- Engine :
entendendo a alma do negocio você entende os eventos, e a alma dos eventos são as variáveis!!!
muito bom mesmo cara, parabéns!! + Rep!
muito bom mesmo cara, parabéns!! + Rep!
►KauÊ◄- Membro
- Engine :
vlw pelos elogios pessoal! vou começar a faser o sobre as switchs, ate as 21hrs ele estará pronto para ser enviado.
Ashketum- Membro
- Engine :
bem legal cara to esperando o proximo adoro ler essas aulas
AniWalker- Membro
- Engine :
E eu pensando que switches e variáveis eram inúteis. Valeu pelo tópicao irmão.
AllaN- Moderadores
- Engine :
legal o tuto cara, bem bacana mesmo!!!
BretNight- Membro
- Engine :
Desculpem por não postar o outro tutorial, to pensando em fazer um vídeo tutorial dessa aula o que vocês acham?
Ashketum- Membro
- Engine :
Estou tentando criar uma quest com variáveis.
AllaN- Moderadores
- Engine :
AllaN escreveu:Estou tentando criar uma quest com variáveis.
se tiver alguma duvida ou precisar de ajuda pode contar com migo XD
Desculpem por não ter postado a outra aula, vou começar a fazer ela agora mesmo! Enquanto ao vídeo tutorial ainda não postei porque uso linux ubuntu e fica meio difícil usar o RM aqui... mas quando eu prometo cumpro minha palavra mesmo que tenha q fazer o impossível!
Ashketum- Membro
- Engine :
sem problemas,ta ajudando
Dei uma lida supercial,ja sei bastante de var xD
Continue assim
+ rep
Dei uma lida supercial,ja sei bastante de var xD
Continue assim
+ rep
dl_thunder- Moderadores
- Engine :